1.2.11

Discurso da Colação de Grau

Abaixo o texto que li no dia de colação de grau da turma de 2009/2010 de Design Gráfico da Unip Anchieta. Não agradou a todos, é verdade, mas tenho certeza que a confiança que meus amigos de classe depositaram em mim para dizer o que sentimos no fechamento desse cíclo deixou todos a todos satisfeitos.

--

Dois anos se passaram e aqui estamos nós! Não foram só dias felizes, e muitas lutas foram travadas durante esse período.

Começo o meu discurso com uma frase que ouvi do professor Gilberto e que vou levar para toda a minha vida.

Às vezes a gente fala demais.

Mas cabe aqui um porém, às vezes a gente se cala demais. E é disso que quero falar hoje.

Hoje é um dia especial para cada um de nós formandos, pois é o final de uma mais uma etapa que foi alcançada com nosso esforço e dedicação.

Quero citar aqui as dificuldades da nossa profissão, algo que conheço bem, pois desde muito novo acompanhei meu pai do qual herdei a profissão e também passou por momentos difíceis.

Nós pertencemos a uma profissão que desde sempre foi vista com maus olhos pela sociedade. Afinal, não é raro conhecer histórias de artistas das mais diversas áreas que só tiveram o merecido reconhecimento após sua morte.

Não somos os vagabundos que passam o dia em frente ao computador. Somos aqueles que valorizam o produto através da imagem, da fantasia, do diferencial. Vendemos sonhos através de nossas criações, as quais não são feitas a partir do nada... São fruto de pesquisa, talento e amor à profissão. Somos profissionais que merecem respeito e valorização por parte das demais profissões.

Portanto, quero pedir que a Universidade Paulista “que também dê apoio total ao aluno de Design Gráfico” olhe com mais carinho para o nosso curso. Lá fora não tem sido fácil para nós, e nós sem dúvida lembraremos cada situação enfrentada aqui que nos fizeram pensar em desistir.

Talvez, dizer isso hoje não seja ético, no entanto eu precisava falar sobre isso em nome dos meus colegas de sala.

Quando comecei a escrever, me preocupei em expressar um pouco daquilo que nós profissionais de Design Gráfico passamos durante todos os dias em nossa profissão. Talvez não tenha dito tudo, mas, ao menos espero que esse texto faça com que a Unip e seus coordenadores tenham mais carinho com as próximas turmas que virão!

Chegamos até aqui, com a certeza de que nos tornamos hoje profissionais formados e mais que isso pessoas que conseguiram ultrapassar os obstáculos, superando as nossas próprias expectativas e estamos aqui hoje através de nossos próprios méritos e isso ninguém vai nos tirar.

Turma, vamos honrar nossa profissão agindo sempre de forma correta e justa, trabalhando sempre em busca do nosso melhor e sem dúvida o reconhecimento virá!

Porque aqui não corre sangue, é tinta vermelha!


Dedico a todos os pais e familiares aqui presente, mas principalmente a minha mãe, pois esse era um dos seus sonhos.

Valeu turma, parabéns a nós formandos da turma de Design Gráfico da 2009/2010!