24.1.08

A Luta pelo Presente


Vivei o Presente! - À Luz da Verdade - Mensagem do Graal de Abdruschin
Essa dissertação me inspirou a escrever mais sobre o assunto, compartilho com vocês abaixo:
---------------------------------------------

A Luta pelo Presente

O Presente... muitas vezes deixamo-lo passar despercebidos. Os segundos passam tão rápido que não conseguimos vivencia-los. É a única coisa que está a nosso alcance, para uso em prol do nosso amadurecimento interior, e não aproveitamos como devido. O Presente é muito mais do que um momento... é uma bênção, como o próprio nome já diz.

A vida agitada do nosso cotidiano nos priva de aproveitar e vivenciar os momentos presentes. Estamos sempre com a mente ocupada com coisas futuras, com o que ainda vai acontecer ou o que pode acontecer. Preocupações financeiras, profissionais... Muitas vezes ficamos fantasiando situações e simulando mentalmente conversas com pessoas, viagens turísticas que iremos fazer e festas que acontecerão. Da mesma forma ocupamos boa parte do nosso tempo com coisas passadas. Ficamos imaginando situações ocorridas no passado e mentalmente tentamos mudar fatos, palavras ditas, coisas que fizemos ou deveríamos ter feito. Nunca estamos preparados para as situações quando é chegado o momento de vive-las. Por esse motivo nosso presente é vivido somente com as viagens que fazemos em nossa imaginação.

Dentre muitos ensinamentos que o Grande Mestre nos transmitiu em sua estadia em nosso planeta, existe um de grande importância... Vivei o Presente! Isso soa tão simples e claro em nosso íntimo que não paramos para contemplar a grandeza do ensinamento que essa simples frase nos transmite. Nossa presunção nos engana e nos desvia a atenção para o esforço de entender essa singela mensagem do Mestre, que encerra em si uma profunda análise do ser humano. Se viver o presente fosse tão fácil, Jesus não nos teria advertido disso.

Muitas vezes o nosso pensamento vaga sem direção, e nesses momentos surgem coisas em nossa mente sem o controle de nossa vontade. Por várias vezes deixamos que pensamentos, na maioria negativos, sejam alimentados por um bom tempo. Tente se lembrar quantas vezes você demorou a dormir à noite porque em sua mente passavam diversos pensamentos estranhos e involuntários. Tente se lembrar também quantos desses pensamentos foram relevantes para a formação da pessoa que você é hoje. É um abismo enorme a forma como malbaratamos nosso tempo e nossa energia. E isso tem sido apenas prejudicial para nossas vidas, pois deixamos que imagens negativas e viciosas surjam em nossa mente sem o devido zelo.

Imagine o quão frustrante pode ser uma determinada situação que não ocorre como o “esperado”? Justamente porque nossas fantasias não aconteceram como previsto, e também não nos preparamos para lidar com os resultados adversos. Não devemos fantasiar muito em nossos devaneios diurnos. Não devemos nos aprofundar muito nos pensamentos em relação ao futuro e ao passado, pois às vezes, sem perceber, tentamos mudar um pouco os fatos para torna-los mais agradáveis e cômodos ao nosso ego. Agindo assim, também encobrimos nossos erros cometidos.

Pense no futuro de modo a se preparar para ele. Lembre do passado de forma a aprender com suas vivências. Não se deixe perder em devaneios. Mantenha-se com os pés na realidade, pois só assim sereis realmente felizes.

A mente pode ser um grande instrumento se usado do modo certo. E para isso, devemos lutar ferreamente para manter a vigília sobre o que passa em nossos pensamentos. Manter-se no Presente é uma eterna luta que o Grande Mestre nos advertiu há muito tempo atrás, para nosso próprio bem e para podermos vivenciar melhor a nossa existência enquanto podemos. Nossa mente é o maior instrumento de nossa existência neste mundo, e devemos aprender a usa-la corretamente.


Gentilmente cedido por: Marcelo Manzan
Primeiramente publicado em:
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=7939210&tid=2572400095626713560&start=1