15.12.09

Trabalho sem alegria

Esse texto reflete um pouco da minha atual situação (extraído do livro Respostas as Perguntas de Abdrushin)

Pergunta: Acontece freqüentemente que um ser humano, devido a circunstâncias externas, é desviado do caminho que se havia proposto seguir. Tem de aceitar um emprego ou outros serviços que não estão de acordo com seu objetivo real, e perde assim muito tempo, que tem de reconhecer como inútil para ele. Se, além disso, a execução dos serviços ainda representar um sacrifício, não causando alegria, então certamente não trará nenhum proveito para o seu amadurecimento espiritual.

Resposta: O fiel cumprimento dos deveres sempre traz proveito espiritual. Naturalmente, esse proveito será vivificado e aumentado, quando houver também vontade e amor ao trabalho. Muitas vezes, porém, tais serviços são pontes necessárias que o respectivo ser humano ainda necessita para poder alcançar um alvo mais elevado, que o satisfará então inteiramente, trazendo-lhe assim também alegria.

É natural que nesses serviços transitórios, que às vezes podem durar muitos anos, nem sempre possa haver satisfação e alegria, muito menos ainda, quando o ser humano tiver necessidade desses trabalhos para o seu próprio desenvolvimento e para o seu progresso espiritual!

Muito mais tarde verificará, então, que justamente aqueles anos, que ele considerara desperdiçados, e onde julgava estar afastado do caminho que se havia proposto, foram os mais importantes para ele, dos quais não desejaria prescindir por nenhum preço no seu caminho terreno, porque necessitou imperiosamente daquelas experiências para alcançar um alvo mais elevado.

Então agradecerá com toda a alma pela sábia condução que aparentemente o desviara.