5.9.07

Qual é a d'O Segredo?

O SEGREDO - Rohnda Byrne

Recentemente tenho ouvido por toda parte sobre um livro chamado O SEGREDO de Rhonda Byrne que devido ao grande sucesso, tornou-se filme documentário, com grande retorno financeiro tanto para o livro quanto para a película.

Mas afinal, o que está por trás d’O Segredo? (Atenção, este texto revela informações sobre o enredo do livro).

O livro aborda na forma de relatos o quão importante e fundamental e, diga-se de passagem, místico é o tal SEGREDO.

Sendo mais direto, de acordo com a autora, ela prova por “A” + “B” que nós temos a capacidade de obter tudo aquilo que desejamos se soubermos usar a força do pensamento (sim, é este o segredo milenar que tem gerado tanta polêmica e dinheiro para a autora, chamado por ela de Lei de Atração), canalizando essa força, de maneira que as “energias cósmicas” vão influenciar e contribuir para que obtenhamos êxito. O livro cita casos e relatos de pessoas que obtiveram sucesso financeiro, felicidade, e até mesmo cura a doenças graves, por exemplo, e assim vai.

Do wikipédia: “O documentário traz depoimentos de escritores, pesquisadores e filósofos que defendem a existência de um segredo milenar, conhecido por alguns dos líderes da humanidade e nunca antes revelado, e que pode ser a chave para o sucesso”.

Tudo bem, mas onde está a novidade, ou, melhor dizendo “o segredo”?

Fica expresso aqui que não estou desmentindo a autora, mas sim observando o tal segredo de um outro ângulo, diferente da proposta adotada por ela.

Vamos ponderar a respeito do tal “Segredo”, afinal, trata-se de algo tão poderoso assim?

Trata-se de um “achado” que vai mudar pra sempre como as pessoas enxergam o mundo?A resposta é SIM!. Trata-se de algo realmente poderoso, mas o mérito por desvendá-lo (?!) definitivamente não é da autora.


Nas linhas a seguir vou tentar desmistificar este “segredo” acredito que todos perceberão que não há segredo algum, haja vista que ele sempre “existiu” e desde a Criação já se fazia presente no universo.

Palavras da autora:
“Religiões como o hinduísmo, as tradições herméticas, o budismo, o judaísmo, o cristianismo e o islamismo, e civilizações, como a dos antigos babilônios e egípcios, transmitiram-na por meio de seus escritos e histórias. Registrada através das eras em todas as suas formas, a lei pode ser encontrada em textos antigos ao longo de todos os séculos. Ela foi gravada em pedra em 3000 a.C. Muito embora algumas pessoas cobiçassem esse conhecimento, e de fato O cobiçaram, ele sempre esteve lá para ser descoberto por qualquer um.

A lei começou nos primórdios dos tempos. Ela sempre existiu e sempre existirá.

É a lei que determina a completa ordem no Universo, cada momento de sua vida e cada coisa que nela você vivência. Não importa quem você é ou onde está: a todo-poderosa lei da atração dá forma a toda a sua experiência de vida ao ser posta em ação pelos seus pensamentos. (os grifos e negritos são meus)

O que fica claro é que existe de fato uma força, uma LEI, algo que foi deixado de lado pela humanidade, mas chamá-lo de Segredo torna-se um pouco forçado. Se analisarmos fundo, veremos mais adiante como este segredo foi passado sim, mas com uma diferença, em forma de ensinamento, e por que não dizer até “Aquele que tiver ouvidos que ouça”.

Vou falar aqui de um ensinamento trazido aos homens por Jesus

Jesus ensinava que fazendo o bem também colheríamos o bem, ou seja, tudo o que você planta você colhe, não adianta plantar uma parreira esperando que ela lhe dê uma maçã. Isso vale também para o pensamento, se você tem um pensamento positivo, buscando fazer o bem, logo ele se condensa e se transforma para que tudo funcione de modo que você tenha êxito.Isso também vale para pessoas que são negativistas atraem pra si um mundo de energias relacionadas com a forma de pensar. Esta nada mais é que uma lei imutável da Criação de Deus. Estamos falando aqui da Lei da Reciprocidade.

Podemos aqui citar uma frase popular que faz todo o sentido para este tópico:

Quando você pensa o universo conspira a seu favor.

Esta frase simples explica de forma sublime a força que está por detrás dos desejos e formas de pensar. Uma força que está além da capacidade de entendimento do ser humano, que busca em toda parte e muitas vezes sem sucesso, respostas para um fenômeno que existe desde os primórdios.

Cabe aqui uma citação da dissertação “O Silêncio” do livro Na Luz da Verdade de Abdruschin...

Acautela-te diante de pensamentos confusos e superficiais. A irreflexão se paga amargamente, pois em demora te verás reduzido à condição duma arena de influências estranhas, o que te tornará facilmente irritado, caprichoso e injusto para com os que te rodearem.Se tens um pensamento autêntico e o sabes reter bem, acabará essa força assim retida configurando-se em realização, visto como o processo de efetivação de tudo decorre do espírito, já que toda força é apenas espiritual! O que consegues distinguir são sempre apenas as últimas manifestações dum processo magnético-espiritual ocorrido antes e que prossegue em ordem predeterminada e sempre uniforme.”...

“... Nos homens o espírito só é envolvido e anuviado pelos desejos terrenos que, como escórias, aderem e o sobrecarregam e espezinham. Seus pensamentos são pois atos de vontade sobre os quais repousa a força do espírito. O homem dispõe do arbítrio para pensar direito ou mal e pode assim orientar a força divina tanto para o bem como para o mal!

Nisso se baseia a responsabilidade que o homem tem consigo; pois a recompensa ou o castigo hão de vir, já que todas as conseqüências dos pensamentos voltam ao ponto de início por causa da lei da reciprocidade, que nunca falha, sendo como é inflexível e portanto inexorável. E, por isso também incorruptível, severa e justa...”

Conclusão: Não há segredo algum para aqueles que buscam compreender as Leis da Criação, o que acontece no caso deste alarde todo acerca deste livro e do movimento chamado “Lei da Atração” que tem invadido as livrarias de todo o mundo é o fato que os diversos autores do referido assunto acreditam que descobriram algo, mas, que de fato sempre esteve ai, procuraram cercar algo tão simples na coisa mais complexa do mundo (andam fazendo isso há mais de 2 mil anos) e decidiu fazer dinheiro com este “Segredo”.

Outra coisa que chama a atenção ao assunto abordado e de fato é o que mais preocupa é a finalidade para qual na maioria das vezes as declarações são o foco: Quase sempre em busca da obtenção de bens materiais e isso explica o porque do fenômeno de vendas, o homem de hoje não busca mais coisas de real valor, mas almeja mais e mais riquezas materiais, deixando assim de lado os reais valores que deveríamos buscar A VERDADE.

Mas vale citar aqui uma consideração muito importante: Não adianta somente pensar e “canalizar” o foco dos seus pensamentos naquilo que você quer, há necessidade de ir em busca do objetivo, não há força sequer que seja capaz de transformar um pensamento em realização se não existe a AÇÃO!. Neste ponto o universo conspirará a seu favor!

Cabe ao homem a obrigação de direcionar o foco de seus pensamentos de forma correta. SEMPRE!

Pra finalizar cito aqui mais uma vez a palavra de Abdruschin sobre o pensamento:

”...Podeis decidir; logo, arcareis com as conseqüências de vossos pensamentos e de vossas resoluções, incondicionalmente! Elas próprias, as conseqüências, vós as criais, por isso vos declaro bem alto: Conservai limpo o foco dos vossos pensamentos; com isso restabelecereis a paz e sereis felizes!

“...E como o pensamento é espiritual, assim se tornarão espirituais as suas conseqüências.”

Reflita sobre isso.

Este texto foi sofreu alterações em 03/01/08.