5.1.11

Aprendendo a ver as coisas por outro ângulo!

Porque, nós seres humanos na maioria das vezes temos o péssimo hábito de, ao invés de buscar coisas boas no trabalho dos outros, vamos sempre em busca de falhas e coisas que desabonem o trabalho de alguém.

Nosso olhar crítico, muitas vezes é insensato e necessita de reflexão para que não sejamos imaturos ao ponto de proferir uma critica que pode muitas vezes destruir as coisas boas que os outros podem oferecer e nós nem sequer nos damos conta disso.

Um exemplo disso acontece diariamente ao meu redor, trabalho com criação e design de embalagens e materiais impressos de todos os tipos. É incrível o “senso critico” de quem trabalha com isso quando chega uma nova arte em mãos, seja ela um cartão de visitas, uma revista ou seja lá o que for.

A primeira coisa que analisamos na maior parte do tempo são as falhas de concepção do trabalho, acabamento, e diversas outras coisas. Não que isso seja o problema, na verdade, a minha profissão exige isso, mas o grande problema está na falta de análise profunda sobre o trabalho, as condições que ele foi desenvolvido, qual a idéia que ele quer passar, entre outros fatores que não cabe aqui citar.

Muitas vezes, a nossa critica é tão superficial, pela falta de uma análise profunda daquilo que estamos criticando que quando nos damos conta disso, sentimos vergonha de sermos tão displicentes em nossa atitude.

É vergonhoso também notar como nós nos portamos quando estamos do outro lado da história, ou seja, quando o nosso trabalho ou atitude é o alvo da critica. Agimos também de forma imatura, pois, muitas vezes é difícil engolir a critica a n´øs dirigida, isso porque nosso ego não permite que sejamos humildes e admitir que aquilo que estamos ouvindo sobre nós ou nosso trabalho é de alguma forma construtivo para nossas vidas. Sejam criticas destrutivas ou não, cabe apenas a nós que sejamos sensatos ao ponto de absorver somente aquilo que é bom e nos agrega valores.

O que proponho aqui é que sejamos mais contidos ao expressar nossa opinião sobre qualquer que seja o assunto, afinal, para que isso seja feito de forma correta, deve ser considerada uma análise profunda e imparcial para assim, conseguirmos expressar nossa opinião de forma coerente, e agregando valor ao que temos a dizer.

Assim é também quando estivermos do outro lado, se recebermos uma critica acerca de nossas atitudes ou trabalho devemos, por certo, solicitar que o autor da critica seja mais claro em sua observação, ou seja, descobrir se ele tem ou não razão naquilo que fala para assim sabermos se houve uma análise profunda naquilo que foi dito ou não, se isso vai lhe agregar valores ou é apenas uma forma de expressar a opinião de forma vaga, o que acontece na maioria das vezes.

Essa atitude do ser humano é algo irresponsável e nós deveríamos nos envergonhar sempre que fazemos isso de forma impulsiva.

É lamentável por exemplo como pessoas que são diferentes da maioria são vistas com maus olhos, um exemplo disso é, uma pessoa que é dócil, amável, educada nos dias de hoje as vezes pode passar como alguém que ostenta uma postura de algo falso tamanha é a inversão de valores nos dias atuais.

Queria saber quem foi a pessoa que tornou verdade a expressão: A primeira impressão é a que fica? Afinal de contas, como tirar uma impressão correta de alguém somente com o primeiro contato?

Quantas e quantas vezes já não tivemos agradáveis surpresas ao descobrir quão interessante é aquela pessoa que torcemos o nariz desde que a conhecemos? E também, quantas vezes não nos decepcionamos com aquela pessoa que de cara simpatizamos e descobrimos mais adiante que não era nada daquilo que pensávamos.

Não existe fórmula para descobrirmos quem e como algo ou alguém é baseado apenas no primeiro contato “na primeira impressão”. Novamente aqui cabe a análise profunda que devemos fazer antes de tecer um comentário ou uma impressão sobre algo de bate - pronto.

Acho que essa é uma boa reflexão para o início do ano, e pretendo aplicá-la de forma mais ampla durante esse ano e pelo resto de minha vida.

Tenham um excelente 2011 cheio de realizações e reflexões que agreguem valores.

Tudo vale a pena se a alma não é pequena!